22
maio

Não engula o choro! Nossas emoções e instintos tem uma importante razão de existir.

Não engula o choro! Por que é tão importante liberar as emoções? As nossas lágrimas e o nosso choro curam o mal-estar e devolvem o equilíbrio emocional. Ao chorar, liberamos as toxinas que acumulamos em momentos de estresse.  Pesquisas já apontaram que os altos níveis de magnésio no corpo estão relacionados às sensações como ansiedade, nervosismo, irritabilidade, fadiga e agressividade. E… adivinhem! As lágrimas ajudam nosso corpo a diminuir estes níveis. Elas também reduzem excessos de endorfina, leucina e prolactina – este hormônio é bastante relacionado aos tumores de hipófise.

Você foi criado de acordo com um sistema de crenças no qual “homem que é homem não chora”? Você é uma mulher que teme demonstrar as emoções que escorrem como água dos olhos por medo de ser considerada frágil? Será que, toda vez que a vontade de explodir em lágrimas te acomete, você ouve, dentro da sua cabeça, o comando autoritário de “engolir o choro”? Pense sobre isso na próxima vez em que sentir vontade de chorar.

Lembre-se: nossas emoções e instintos mais primitivos têm, todos, uma razão de ser. Se temos a capacidade de chorar… será que, na verdade, não temos a NECESSIDADE?

Conheça a Integrare.

Saiba mais sobre a psicologia aqui.