31
mar

O poder da nutrição contra o câncer

A nutrição tem um papel fundamental no tratamento contra o câncer porque é um momento em que o paciente está fragilizado emocionalmente e fisiologicamente. A nutricionista Carolina Pecis, especialista em nutrição oncológica, explica que este período é comum o paciente ter falta de apetite, aumento do gasto de energia, queima de gordura e perda de massa muscular. Estes problemas são consequências da doença e do próprio tratamento.

O paciente em quimioterapia e radioterapia pode apresentar sintomas como: náusea, enjoos, constipação, diarreia, aftas, boca seca e alterações no paladar. Aproximadamente, 30% das medicações quimioterápicas podem causar estes efeitos.

Carolina ressalta que o paciente oncológico fica com as defesas mais baixas e o consumo dos alimentos corretos ajuda a fortalecer o organismo, repondo vitaminas e minerais, inclusive, com o uso de suplementos. Esta é uma alternativa recomendada também para os casos em que há dificuldade de deglutição ou lesões. O uso de alimentos mais pastosos pode favorecer nestas situações.

A nutricionista orienta preparações diferentes para evitar enjoos, além de receitas especiais. São cuidados paliativos para garantir a alimentação com mais qualidade. Ela lembra nos momentos em que o pacientes está mais debilitado é que a nutrição pode fazer a diferença até porque ele precisa estar mais fortalecido para passar pelos tratamentos contra o câncer. Quer saber mais sobre a alimentação e câncer? Acompanhe as nossas redes sociais. www.integraresaude.com.br(51) 3018.1212 (51) 99213.0328