07
abr

Vamos falar sobre depressão?

A depressão é uma doença que atinge cerca de 350 milhões de pessoas no mundo. Um número que vem crescendo nos últimos anos e o Brasil é o país com mais pessoas deprimidas da América Latina.

Embora esses dados sejam preocupantes, muitas pessoas ainda desconhecem a doença. Comentários como “mas antigamente não havia tanta gente com depressão” ou “isso é frescura, melhora com trabalho” ainda são bastante comuns infelizmente. E, contra a desinformação, algumas coisas precisam ser esclarecidas. A depressão se caracteriza por um conjunto de sintomas que podem acometer uma pessoa em qualquer fase de sua vida. Tristeza, perda do interesse em atividades que antes eram prazerosas, problemas no sono, problemas no apetite, desconcentração, cansaço, baixa autoestima e desesperança são alguns dos sintomas. A depressão é, atualmente, a doença que mais gera afastamento das pessoas do trabalho. Metade das pessoas deprimidas no mundo não recebe tratamento adequado e, em casos graves da doença, pode ocorrer morte por suicídio.

Para gerar conscientização da população e melhorar o tratamento para quem sofre com a depressão, a Organização Mundial de Saúde lançou nesse ano de 2017, a campanha “let’s talk?”( vamos conversar?) para que mais pessoas possam conhecer sobre a doença e procurar ajuda ou auxiliar alguém que possa estar deprimido. Muitos ainda não procuram apoio pelo preconceito associado às doenças psiquiátricas. Mas, quanto mais falarmos sobre, mais esse estigma pode ser combatido, beneficiando mais pessoas. Então, vamos falar sobre a depressão?
Vanina Monteiro
psiquiatra Clínica Integrare Saúde
(51) 3018.1212 (51) 99213.0328